Como Vencer o Medo –
15 Ideias Para Ajudá-lo a Seguir em Frente

Olá!

Do que você tem medo?

Medo de falhar? Medo de falar em público? De ficar doente? De faltar dinheiro? Medo da morte? Medo da solidão?

Para começar, precisamos procurar entender porque sentimos medo.

Todos nós temos medo. O sentimento de medo é uma resposta natural do organismo a determinadas situações em que se sente em risco.

O medo tem a função de nos manter seguros.

Previne você de se aproximar da beira de um penhasco, de sair numa moto em altíssima velocidade e de andar só numa rua escura à noite quando há perigo de ser assaltado.

Por isso, sentir medo tem sim sua utilidade. Em certos momentos pode preservar a sua vida.

O problema é que da mesma forma que a sensação de medo pode ajudar e ser útil em determinadas situações, pode atrapalhar muito e se tornar um limitador indesejável em outras.

Nesses casos era melhor se não existisse. É nesse segundo tipo de medo que quero focar este artigo.

Por exemplo, lembro que o meu avô paterno tinha medo de avião. Nós que tínhamos que ir visitá-lo. Ele nunca veio nos ver por causa disso.

Se você compartilha desse medo, isso pode estar impedindo você de fazer uma viagem que ficaria na sua memória para sempre como uma experiência maravilhosa.

Veja o caso do medo de falar em público. Se esse é um dos seus medos e não conseguir superá-lo vai limitar muito o desenvolvimento da sua carreira.

Também me recordo da época que comecei a me interessar em arrumar uma namorada.

Para um garoto inexperiente, fazer essa aproximação das primeiras vezes é algo que requer coragem pois envolve um medo de rejeição.

Um medo que a maior parte de nós que já passou por essa fase teve e soube vencer. Em algum momento se tornou fácil e nunca mais foi um problema.

Talvez você tenha o sonho de ter um negócio próprio, mas não vai em frente por ter muito medo de perder a segurança que acredita ter no seu emprego.

Se esse medo prevalecer, pode ser que você chegue ao final da sua carreira frustrado por nunca ter realizado esse sonho.

Medo é um dos principais motivos que não fazemos muitas das coisas que gostaríamos de fazer.

O medo é paralisante. Impede de levarmos nossos sonhos em frente. Por isso, aprender a superar medos, nas situações em que esse medo está atrapalhando, é algo certamente útil para nossas vidas.

Existem maneiras de superar o medo. Trago aqui algumas sugestões que podem lhe ajudar a não deixar que seus medos lhe tirem o melhor da vida.

Nem todas as dicas servirão para todos os casos. Dependendo do tipo de medo terá uma ou outra mais adequada. Você terá que ver quais as mais interessantes para a sua situação.

1. Sinta o medo e faça mesmo assim

Nós temos que encarar os desafios que a vida apresenta. São eles que nos fazem crescer e nos desenvolver.

O medo pode não ir embora. Mas você pode fazer mesmo com medo. Tá com medo de se apresentar pra alguém? Engole o medo, vai lá e se apresenta de qualquer forma.

Depois de algumas vezes você irá ganhar confiança e o medo irá desaparecer.

2. As falhas são bem-vindas

Não existe uma maneira mais garantida de falhar do que simplesmente não tentar.

Se você tem medo de falhar, vai ficar sempre na sua zona de conforto e nada de realmente importante vai acontecer na sua vida.

As falhas devem ser bem-vindas e ser consideradas como oportunidades de aprendizado. Tem uma frase atribuída a Thomas Edison que diz “Eu não falhei. Só descobri 10.000 maneiras que não funcionam.”

Quanto mais você falha, mais aprende e mais fica forte.

Encarando dessa forma ajudará você perder o medo de falhar.

3. Concentre-se no que vai ganhar

Muitas pessoas deixam de fazer algo que querem por medo do que vão perder e do que pode dar errado.

Ex. Não iniciam o negócio que gostariam de ter por medo de perder a estabilidade do emprego e do negócio não dar certo.

Em vez de concentrar no que pode dar errado, quem sabe concentrar no que pode dar certo? Por exemplo, pensar que pode ter muito mais satisfação pessoal e abundância financeira.

É focar naquilo que você pode ganhar em vez do que pode perder.

4. Mude a sua crença

O segredo para vencer o medo passa por perceber que o medo muitas vezes não deriva de um cenário de risco real, mas sim da imaginação.

Nossa imaginação pode estar sendo a responsável por criar o cenário amedrontador.

Duas pessoas frente à uma montanha russa num parque de diversões. Uma imagina que vai ser super divertido e fica animada pra ir. Outra imagina que é perigoso e fica com medo.

O fato é o mesmo pras duas. É a interpretação da realidade que é diferente pra cada uma.

Para eliminar o medo considere outras possíveis interpretações para a situação. Muito possivelmente vai encontrar uma que seja mais encorajadora.

5. Observe sua linguagem interna

Pode ser que você esteja pensando com palavras negativas do tipo “Não vai dar certo”, “Ela não vai gostar”, “É complicado demais”.

Todos esses tipos de diálogos internos reforçam o medo. Se você se pega com esse tipo de pensamento, considere pensar o inverso “Tem sim como dar certo”, “Pode ser que ela goste sim”.

6. Pratique afirmações

As afirmações são uma prática que podem ajudar você a mudar sua forma de pensar e assim combater seus medos.

7. Informe-se

A pessoa com medo pode estar assim por falta de informação. Porque não sabe o que esperar. Informar-se melhor pode ajudar a trazer tranquilidade.

Por exemplo, alguém está com medo de investir num negócio pois não sabe exatamente o retorno que pode ter.

Nesse caso é realmente prudente se informar para ter os dados necessários para saber se realmente vale a pena ir em frente ou não.

8. Desafie a sua zona de conforto

Viver na zona de conforto é fácil. Tudo é tranquilo e você se sente seguro.

Só tem um porém. Não cresce e não consegue se desenvolver na vida.

Pra vencer os medos é importante desafiar a sua zona de conforto fazendo coisas que deixem você com medo regularmente. Mas um medo positivo. Por exemplo, se você é uma pessoa tímida, desafie-se a iniciar conversas e conhecer novas pessoas.

9. Utilize pressão alheia

Alguma vez você já esteve com medo de fazer alguma coisa e tinha uma pessoa que estava lá do seu lado dizendo “Vai, vai, vai que dá”?

Ter alguém pra dar um empurrão dessa forma, pode ajudar em alguns momentos.

10. Imagine a vitória

Tá com medo de dirigir? Visualize-se vencendo o desafio. Como será legal conquistar essa vitória e ter a liberdade de poder ir de carro para cima e para baixo. Isso irá servir de motivação para vencer o medo.

11. Dividir pra conquistar

Um caminho pode ser quebrar o problema em partes e ir conquistando uma por vez.

Por exemplo, digamos que você tenha um medo grande de falar em público. Primeiro comece falando para si mesmo no espelho.

Depois fale para uma pessoa de confiança. Depois coloque três na sua frente. Apenas como ensaio. Isso pode ajudar a não ter medo e fazer com que você se sinta preparado para falar para uma audiência maior.

12. Controle sua imaginação

Muito do medo de tudo vem de uma imaginação fértil que imagina os piores cenários futuros. Pensa que vai ser um desastre e tudo vai dar errado. Controle esses pensamentos procurando imaginar cenários futuros que sejam positivos.

13. Extrapole

Pergunte a si mesmo “Qual o pior que realmente pode acontecer?”. Essa é uma pergunta muito útil.

Muitas vezes você verá que o pior não é tão ruim assim e por isso vale a pena ir em frente.

Por exemplo, tá com medo de pedir aumento? Provavelmente o pior que pode acontecer é receber um não. Aí bola pra frente e tudo continua como estava. Nenhum grande desastre vai acontecer.

14. Evite o perfeccionismo

O perfeccionismo pode ser um inimigo do medo. Se você está com medo porque quer que tudo saia perfeito, isso pode ser paralisante e você acaba por não fazer nada.

Em vez disso, deixe de lado o desejo pelo perfeccionismo, faça o melhor que puder e aceite o resultado. Esse tipo de mindset ajuda a enfrentar o medo e ir em frente.

15. Comemore suas vitórias

Cada vez que conseguir evoluir em relação ao seu medo, comemore. Isso ajuda desenvolver segurança na vitória sobre o medo.

Por exemplo, se você tem medo de falar em público e conseguiu fazer o seu treino falando para três pessoas da família já é uma evolução que merece celebração.

Vencendo o medo

A vida moderna nos trouxe uma série de medos que seria melhor se não existissem. São medos de coisas que impedem o nosso crescimento e o alcance dos nossos sonhos.

Mas esses medos não são exclusividade sua.

Mesmo as pessoas que conseguem grandes feitos têm medo. A diferença é que encaram como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. O medo ensina. Pressiona nossos limites para passarmos para um próximo estágio.

Aprender a lidar com a psicologia do medo pode transformar muito positivamente a sua vida.

Tudo que queremos de importante na vida exige saímos da zona de conforto.

Tomar a decisão de que você não vai deixar seus medos impedirem você de viver a vida que quer é no fim uma das melhores coisas que você pode fazer pro seu crescimento pessoal.

E se você quer aprofundar o seu aprendizado no tema dá uma olhada no Guia Autoconfiança.