5 Exercícios de Concentração Mental Para Quem Tem Dificuldade de Atenção

Você é o tipo de pessoa que se distrai com facilidade e não consegue manter o foco no que está fazendo?

Essa falta de atenção e concentração pode se tornar um grande problema na vida. É uma das principais maneiras de se desperdiçar o tempo.

Nossa capacidade de conseguir fazer as coisas que precisamos depende em grande parte da habilidade que temos em nos concentrar naquilo que estamos fazendo.

O problema é que a sociedade atual oferece uma demasiada quantidade de estímulos que levam a nossa mente para longe de onde precisamos manter o foco. Internet é uma das principais responsáveis atualmente.

Quantas vezes começamos a navegar, clicar numa coisa aqui outra ali e quando viu passou um tempão sem que tivéssemos feito nada do que era para ser feito. Acabamos instaurando um hábito de procrastinação.

Um outro problema dessa falta de foco é o custo de mudança de uma tarefa para outra. A perda de tempo realizando a outra tarefa é apenas parte da ineficiência.

Cada vez que você começa a fazer alguma coisa existe um esforço do seu cérebro para se engajar na atividade.

Então se você fica mudando de uma coisa para outra existe uma perda de tempo apenas nessa tarefa de ficar liberando o contexto antigo e carregando o novo a cada vez.

Para retomar nossa capacidade de realização precisamos em primeiro lugar reconhecer a importância de nos mantermos focados no que precisa ser feito. Sem foco e concentração no trabalho a ser realizado, o trabalho não é concluído.

Por isso, reconhecer essa importância e querer implantar esse hábito é tão importante.

Uma vez que você reconheça essa importância e esteja determinado a resolver o problema, você pode passar para o próximo passo que é começar a de fato a tentar melhorar a sua habilidade de concentração.

Mas como melhorar a concentração? Para isso separei aqui alguns exercícios de concentração mental que irão ajudá-lo no desenvolvimento dessa habilidade.

1. Leia e retome o que leu

Leia um artigo com atenção e depois tente relembrar o que leu. Você pode fazer isso falando ou escrevendo o máximo que lembra do artigo.

Veja quantas das ideias principais você conseguiu se lembrar. Então repita o exercício com o mesmo texto, procurando lembrar os pontos que ficaram faltando da primeira vez.

Pode utilizar algumas técnicas de memorização para tornar o exercício mais interessante. Quanto mais conseguir lembrar maior foi a concentração e atenção na leitura.

2. Crie um comprometimento

Estabeleça uma meta para a tarefa a ser feita. Horário para terminar.

Crie um comprometimento consigo mesmo de que você vai conseguir fazer a tarefa até aquela determinada hora.

Ou então estabeleça uma meta de produtividade. Ex. Estudar um texto por dia.

Mantenha esse objetivo em mente e trabalhe para conseguir atingi-lo. Isso irá fazer você se forçar a manter a concentração no que precisa fazer.

3. Técnica pomodoro

Consiste em focar 45 minutos na tarefa que você tem pra fazer e depois dar um intervalo de 15 minutos. Depois retoma mais 45 minutos de trabalho e 15 de descanso e assim por diante.

Dessa forma você sabe que tem um tempo reservado para se distrair com outras coisas (internet, facebook, whatsapp, conversa com alguém etc.). Mas durante os 45 minutos de trabalho é foco total.

Mais ou menos como quando somos criança e a mãe diz “Tem a hora de estudar e a hora de brincar” quando a única coisa que queríamos era brincar. O conceito é o mesmo.

Tem a hora de focar no trabalho ou estudo e tem a hora de se distrair.

Para algumas pessoas mesmo 45 minutos pode parecer tempo demais. Então, nesses casos o que você pode fazer é começar com intervalos menores e crescer gradualmente.

Algo do tipo começar com 10 minutos de trabalho e 2 de descanso, depois subir para 20 minutos de trabalho e 5 de descanso e assim por diante até chegar nos 45 minutos de trabalho e 15 de descanso.

4. Evite distrações

Uma outra técnica interessante é a que ficou conhecida por “afundar navios”.

A ideia vem de uma história de que um grande conquistador mandava o seu exército afundar os seus navios quando chegassem na terra que deveriam conquistar. Assim não teriam como voltar e a única alternativa era vencer e colonizar o povo conquistado.

Como isso se aplica a nossa realidade? Basicamente a ideia é eliminar distrações.

Se a sua tendência é ficar mexendo no celular a cada 5 minutos, uma boa ideia é esconder o celular num lugar de difícil alcance enquanto você tiver que focar num trabalho a ser feito.

Por exemplo, deixar o celular no porta luvas do carro enquanto você fica em casa estudando.

Se a internet é problema, desligue a internet pelo período de tempo necessário.

Se a questão é que diversas outras pessoas ficam chamando você e tirando sua atenção do trabalho, procure um outro lugar que seja calmo para poder focar no que precisa ser feito.

Como fazer é escolha sua. O importante é dar um jeito de remover as possíveis distrações para que a única alternativa seja fazer o trabalho que precisa ser feito.

5. Lista de distrações

Antes de fazer a tarefa que precise de concentração, separe um papel e caneta. Também pode ser um arquivo de computador se preferir.

Então, cada vez que surgir em mente uma distração, tome nota do que se trata e volte ao trabalho.

Assim você cria uma lista de coisas para revisar depois que terminar o que precisa fazer.

Evita você se distrair por medo de esquecer alguma coisa que veio em mente enquanto trabalhava.

Quer compartilhar esta imagem? Posicione o mouse ou dedo no centro da imagem e escolha sua rede social preferida.

A vida moderna nos trouxe uma série de benefícios tecnológicos que facilitam a nossa vida.

Porém, ao mesmo tempo muitas coisas para nos distrair e competir por nossa atenção.

Para suceder nesse ambiente manter o foco e atenção nas nossas prioridades é uma habilidade que precisa ser trabalhada e desenvolvida.

No final das contas será fator determinante na nossa capacidade de suceder frente aos objetivos que colocamos para nós mesmos.

[the_ad id=”3190″]